sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Ceará aguarda aprovação do Ministério da Saúde para debater compra da dose infantil da CoronaVac



O estado do Ceará aguarda a aprovação do Ministério da Saúde para debater a compra direta de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, para crianças, segundo informou nesta sexta-feira (21) a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quinta-feira (20), autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade. Para iniciar a aplicação, os estados aguardam agora a aprovação do uso pelo Ministério da Saúde.

O Ceará começou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no último sábado (15), com doses da Pfizer pediátrica. Um dia antes, na sexta-feira (14), o estado recebeu o primeiro lote com 55.100 doses pediátricas da vacina Pfizer, específico para o público.


Veja, abaixo, seis pontos de destaque da decisão:

  1. CoronaVac está liberada para público entre 6 e 17 anos;

  2. Não pode ser aplicada imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade;

  3. Aplicação está liberada para público com comorbidades (doenças ou condições prévias que agravam a Covid-19);

  4. Imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias;

  5. Vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica;

  6. Anvisa não determinou quando começa a vacinação: distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde. Em SP, a aplicação com a CoronaVac já começou.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário