quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Decreto regulamenta solicitação de Chancela da Paisagem Cultural no território cearense



O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou nesta terça-feira (25) o decreto Nº34.519, que regulamenta a lei que institui a Chancela da Paisagem Cultural do Ceará, possibilitando que qualquer pessoa física ou jurídica possa requerer a instauração de processo administrativo visando à chancela em porções do território cearense. O objetivo do decreto visa promover a preservação do patrimônio cultural.

De acordo com a Casa Civil, a lei tem por objetivo promover um pacto entre poder público, sociedade civil e a iniciativa privada, visando à gestão compartilhada de porção do território cearense assim reconhecida. O Pacto também prevê a elaboração de um Plano de Gestão a ser acordado entre diversas entidades, órgãos e agentes públicos e privados envolvidos, com acompanhamento da Secretaria de Cultura (Secult).

Conforme a Lei, o requerimento para Paisagem Cultural deverá ser dirigido à Secult, que irá instaurar processo administrativo, coordenar, analisar e instruir a proposta, em seguida, a aprovação da Chancela é realizada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) e comunicada aos municípios onde a porção territorial estiver localizada.


CHAPADA DO ARARIPE

O primeiro pedido de chancela do Ceará foi solicitado por um grupo de instituições públicas e privadas para reconhecer a Chapada do Araripe como Paisagem Cultural. O requerimento será analisado nesta quinta-feira (27) pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA).

A Chancela Estadual é um dos passos para fortalecer a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e à Cultura (Unesco), que está em curso desde 2019.


Por Yanne Vieira

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário