sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Duas obras parietais são encontradas durante reforma no Teatro São José



Duas obras parietais (pinturas em parede) foram encontradas no início do mês de janeiro durante restauração na boca de cena do palco do Teatro Municipal São José, no Centro de Fortaleza. Obras parietais são obras feitas ou localizadas em uma parede, diretamente em sua superfície ou em um painel para exposição permanente.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio da Coordenação do Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC), identificou as duas pinturas parietais ao lado de uma tela de Vicente Leite, restaurada no ano de 2021. A obra, datada do ano de 1923, retornou à casa no dia 3 de novembro, realocada logo acima do palco. O restauro foi iniciado na última semana, quando a tela passou por um processo de estabilização e recuperação.

"Ambas as pinturas não possuíam elementos remanescentes que permitissem a identificação imediata do autor ou autora", explicou Diego Zaranza, coordenador de Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor.

Segundo Diego Zaranza, há uma equipe contratada que também está responsável pela pesquisa de autoria das pinturas.

"Em 2021, houve a contratação de equipe de conservadores restauradores que, atualmente, desempenham o trabalho de restauração da obra, dentro das diretrizes e recomendações do próprio bem tombado, assim como, do conhecimento produzido até hoje acerca dos procedimentos restaurativos", explica.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário