quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Manchas de óleo atingem Praia do Futuro, em Fortaleza, e outras nove praias do litoral do Ceará



Manchas de óleo que apareceram na terça-feira (25) na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará, também foram encontradas em outras nove praias do litoral cearense, nesta quarta-feira (26). Há registros nas praias de Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati; Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Na manhã desta quinta-feira (27), vestígios de óleo também foram encontrados na Praia do Futuro, em Fortaleza. Órgãos oficiais ainda não sabem o que teria provocado as manchas atuais, mas já se preparam para investigar o que é o material e quais as suas causas.

O aparecimento dos piches ocorre em meio à alta estação turística no Ceará e após mais de dois anos do desastre ambiental de derramamento de óleo que atingiu todo o litoral brasileiro.

A Marinha do Brasil emitiu nota, nesta quarta-feira (26), informando que tomou conhecimento do aparecimento "de vestígios oleosos" em praias do litoral do Ceará. Segundo o órgão, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati realizaram a retirada do material das praias de Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Canto da Barra.

"Amostras do material foram coletadas e serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro", informou a Marinha. As ações de retirada devem continuar nesta quinta-feira (27).

Em nota, o Ibama informou que tomou conhecimento do aparecimento na praia de Canoa Quebrada através do Grupo de articulação Interinstitucional criado na época do incidente de manchas de óleo desconhecidas ocorrido no ano de 2019/2022. Foi reportado ao órgão o aparecimento de piches no Porto das Dunas e Prainha do Canto Verde.

"O IBAMA programou para o dia 27 de janeiro a realização de uma vistoria no litoral leste, com o objetivo de vistoriar as praias com registro de aparecimento de óleo e procurar identificar novas praias do litoral cearense impactadas por esse incidente", disse o órgão.

"Após a vistoria será realizada a elaboração de relatórios e encaminhamento de informações para Coordenação Geral de Emergências Ambientais do IBAMA, com o objetivo de que sejam elaboradas as estratégias posteriores para o atendimento a situação em questão", complementou.


Desastre ambiental

A prefeitura de Aracati publicou nota nas redes sociais afirmando que a cidade "sofre com mais este desastre ambiental, ainda sem causa conhecida". O município enviou equipes de diversas áreas da gestão para vistoriar os locais e já iniciar os trabalhos de limpeza.

Segundo a prefeitura, "os trabalhos continuarão, também com o apoio da Marinha do Brasil, todos os dias até a limpeza total de nossa orla e a população pode nos ajudar enviando informações de locais onde aparecerem manchas, como também se voluntariando para ajudar nos mutirões de limpeza".

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disse, em nota, que soube das manchas de óleo pelo g1 "e iria providenciar equipe de fiscalização para ir até o local averiguar a procedência da ocorrência". O órgão faz parte da força-tarefa montada pelo Ibama para identificar as manchas.


Por Cadu Freitas, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário