terça-feira, 1 de junho de 2021

Ceará tem o mês de maio mais chuvoso desde 2012, de acordo com a Funceme



Com 95,9 milímetros, maio fechou com precipitações 5,9% acima da média do mês, que é de 90,6 milímetros. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é o melhor resultado para o período desde o ano de 2012.


Nível dos açudes

Apesar do volume de chuva, o aporte dos açudes é preocupante. Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 13,04% da capacidade máxima.

Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 29,21% do volume máximo. O Banabuiú está com 9,46%. Trinta e três açudes estão com volume acima de 90% e 47 reservatórios estão com volume inferior a 30%.


Previsão para os próximos dias

O Ceará deve apresentar chuvas pontuais neste início de semana. Conforme a Funceme, a tendência é que os registros sejam pouco abrangentes.

Para esta segunda-feira (31), último dia do período da quadra chuvosa, são esperadas precipitações nas macrorregiões do Cariri e Jaguaribe, principalmente entre tarde e noite. De forma geral, o Estado deverá apresentar céu variando entre claro e parcialmente nublado.

Já para esta terça (1º), há aumentam-se as chances de registros por regiões, já que Litoral Norte, Ibiapaba, Jaguaribe, Cariri e o Sertão Central e Inhamuns passam a ter possibilidade, porém, ainda sem maior expressividade.

A previsão do tempo se dá pelo aumento da instabilidade oriunda do leste do Nordeste esperado para o final da noite nas regiões do Jaguaribe e Cariri.


Fonte: G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário