quarta-feira, 2 de junho de 2021

Volume de chuva no Ceará fica 15 % abaixo da média histórica, diz Funceme

 


As chuvas registradas no Ceará na quadra chuvosa deste ano, que ocorre entre fevereiro e maio, ficaram 15,4% abaixo da média histórica. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme a climatologia do Estado, a média para o quadrimestre é de 600,7 milímetros, enquanto o observado foi de 508,3 mm. O cenário de precipitações reduzidas e irregulares já era esperado pela Funceme, conforme prognóstico divulgado em janeiro deste ano.

“No primeiro mês da quadra, tivemos uns dias excelentes de chuva, quando houve uma boa distribuição espacial da chuva. Na ocasião, o sul e o oeste do Estado ficaram acima da média”, comenta o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Com os dados de fevereiro, o Ceará acabou fechando o mês dentro da normalidade, com um desvio de 6,2%. Já em março e abril, houve redução. As informações do Calendário de Chuvas apontaram desvios negativos de 7,3% e 33,5%, respectivamente.

“Houve alguns dias com boas chuvas, mas diferente do cenário do mês anterior, com o Litoral de Fortaleza um pouco mais chuvoso. No fim, acabou ficando abaixo da normalidade. Já no mês de abril, em termos de categoria observadas, nós tivemos uma grande porção do Ceará com precipitações abaixo da normalidade e algumas pequenas áreas acima”, diz Martins.

Por fim, no último mês da quadra chuvosa, as precipitações ficaram 24,3% abaixo da média.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário