terça-feira, 9 de novembro de 2021

35 mil metros de cabos de semáforos foram furtados em Fortaleza em 2021, diz AMC



A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou até 20 de outubro deste ano o furto de 35.522 metros de cabos de semáforos em Fortaleza. As ações criminosas já deixam um prejuízo de R$ 645.066,56 para o órgão, além de comprometer a segurança no trânsito para os condutores e passageiros.

"No momento em que o semáforo para de funcionar, a gente vai deixar de ter algo que organiza o trânsito. Quem está circulando na região, seja pedestre, seja ciclista, motociclista, o veículo vai estar sujeito a algum tipo de acidente. Por isso a gente pede que as pessoas tenham consciência, pois no momento que elas estão fazendo o furto desse tipo de material ela está colocando em risco a vida das pessoas que moram naquela região e quem passa naquele local", afirma Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade da AMC.

Segundo a AMC, abril foi o mês com mais ocorrências, quando 12.556 metros de cabos de semáforos foram furtados.

Em janeiro, houve o menor número de registros, com 340 metros de cabeamento furtados dos equipamentos. Já nos meses de fevereiro, julho e agosto não houve registro de ocorrências.

Lélio afirma que caso de furtos de cabos é necessária uma nova instalação no equipamento, causando uma alto custo de prejuízo.

"A gente não trabalha com emenda, a gente fez um cabeamento todo novo, é uma implantação nova e por isso um gasto tão alto com a substituição desses cabos", ressalta coordenador da Central da Mobilidade da AMC.


Sete pessoas autuadas

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, em outubro deste ano, sete pessoas foram autuadas por envolvimento em furtos de cabos e fios, durante ações realizadas pelas Forças de Segurança do Estado.

Em algumas dessas ocorrências, de acordo com a secretaria os suspeitos foram flagrados pelos operadores do Núcleo de Videomonitoramento, o que auxiliou nas capturas dos indivíduos.

Além disso, a pasta afirma que também atua em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) visando fortalecer ações de segurança pública para coibir esse tipo de prática. Os suspeitos presos por crimes dessa natureza são autuados por furto (artigo 155), com pena de reclusão de um a quatro anos e multa, podendo ser aumentada em casos de agravantes.


Denúncias

As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ou para o (85) 3101-0181, o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Em casos de flagrante, a população também pode ligar para o 190.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário