sexta-feira, 5 de novembro de 2021

'Dia D' de vacinação antirrábica para cães e gatos em Orós acontece neste sábado.

 


O "Dia D" da campanha de vacinação contra raiva animal acontecerá nesse sábado (6) em todos os 184 municípios do Ceará. Em Orós, são 09 (nove) locais de vacinação: nas UBS do Centro 1; Isaac Cândido; São José; Mazé Nunes; São Geraldo e nos distritos de Guassussê; Palestina; Igarói e Santarém. A vacinação teve início no dia 25 de outubro nos principais sítios do município.

Segundo o coordenador de endemias de Orós, Cleiton Rolim, “a vacinação começará a partir das 07:00 horas da manhã e se estenderá até as 16:00 horas, no dia D serão vacinados cerca de 2 mil animais, e até dezembro a previsão é de aproximadamente 5 mil cães e gatos.” Destacou o servidor.

Para realizar a imunização dos animais de estimação os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento, recebe a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação.

Além disso, durante a vacinação, os protetores devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas.

A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a enfermidade.


Por Josemberg Vieira - Portal Orós

Nenhum comentário:

Postar um comentário