sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Enem 2021: confira horários, o que pode e o que não pode levar ao local de prova


O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no domingo, 21 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição 2021 do exame teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada. No Ceará, são 243.414 inscritos, o menor número desde 2019.

Os candidatos farão no primeiro dia prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. No segundo dia de Enem, no domingo seguinte, haverá provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias.

O candidato deve ficar atento ao material que precisa levar no dia da prova e atentar para o que não é permitido durante a aplicação do exame.


O que levar e o que não levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:

Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.


  • Álcool em gel
  • Máscara
  • Cartão de confirmação de inscrição
  • Caneta preta
  • Lanche


Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos - estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;

  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.


  • Cronograma do Enem 2021

Provas: 21 e 28 de novembro

21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias

28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas 1º dia: 19h

Término das provas 2º dia: 18h30

Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022


Queda no número de inscritos

O exame de 2021 teve o número de pessoas com a inscrição confirmada menor número desde 2005. Houve queda superior a 82 mil inscrições em comparação com 2020. No Ceará, a queda foi de 25% nas inscrições, quando comparados os dados de 2020 e 2021. No ano passado, apresentaram pedido de inscrição no estado 325.706 candidatos. Neste ano, foram 243.414.

O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, uma vez que o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.


Exames digital e impresso

De acordo com o Inep, 240.114 candidatos escolheram fazer o Enem na versão impressa, enquanto 3.300 optaram pela versão digital. Diferentemente da última edição, as duas provas serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro de 2021).

Conforme o Inep, o Enem Digital é exclusivo para quem já tiver concluído o ensino médio ou deve terminá-lo neste ano. Os "treineiros", participantes interessados em fazer o exame para testar seus próprios conhecimentos, só puderam optar pela prova impressa. Os exames de ambos serão iguais, com as mesmas provas, itens iguais e mesma redação.


Por g1 Ce — Fortaleza


Nenhum comentário:

Postar um comentário