quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Incêndio que dura horas no Parque do Cocó deixa bairros de Fortaleza cobertos de fumaça

 


A área de vegetação do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, foi atingida por um incêndio que já dura mais de 12 horas. Na manhã desta quinta-feira (18), ruas e avenidas da Aerolândia, São João do Tauape, Vila União, Montese, entre outros bairros, amanheceram com as ruas cobertas pela fumaça.

O fogo começou por volta das 18h desta quarta-feira (17), consumindo capim e plantas aquáticas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas guarnições foram enviadas ao local, porém a área dos focos de incêndio é de difícil acesso, fazendo com os agentes fizessem o combate de forma manual. Pelo menos 20 hectares do Cocó foram atingidos.

As chamas chegaram a ser controladas, mas recomeçaram durante a madrugada desta quinta, com focos próximos à Avenida Raul Barbosa. Em alguns trechos da Avenida Raul Barbosa e da Avenida Murilo Borges a visibilidade foi comprometida pela fumaça.

Conforme os bombeiros, foi solicitado apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para fazer um sobrevoo na região e verificar se os focos estão espalhados ou concentrados em uma única área.

Tenente-coronel Osvaldo, do Corpo de Bombeiros, que está comandando a operação para combater o incêndio no Cocó, afirma que os agentes estão agindo em vários pontos do parque, para combater as chamas.

"Varamos a madrugada. Equipes que estão aqui são as que desde ontem já estavam na operação e agora pela manhã se estendeu. Vamos avançar um pouco na [Avenida] Murilo Borges, para tentar outros pontos de combate", disse o tenente-coronel Osvaldo.


Avenida bloqueada pela AMC

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) bloquearam a Avenida Murilo Borges, sentido ao Bairro Luciano Cavalcante e no sentido contrário, devido à dificuldade de visibilidade causada pela fumaça.

Por conta do bloqueio, linhas de ônibus que passam pelo trecho tiveram que desviar a rota, o que fez com que passageiros que trabalham no Bairro Luciano Cavalcante fizessem o percurso a pé, passando pela fumaça.

Moradores do Bairro Aerolândia estão entre os mais prejudicados, pois a proximidade com o Parque do Cocó fez com que as ruas do bairro fossem cobertas pela fumaça, além do cheiro forte e fuligem nas casas, durante o incêndio.

Algumas pessoas tiveram que sair das residências para se abrigarem nas casas de familiares em bairros onde a fumaça não estava tão intensa.

Já outros, que não tinham aonde ir, sofreram com a fumaça durante a madrugada. É o caso de Francisco das Chagas, morador da Aerolândia. "A fumaça estava muito intensa, nossos olhos ardendo, sem contar nos idosos que moram por aqui", afirma Francisco.

O mesmo aconteceu com Elineide, que mora próximo ao Parque. "Lá em casa a gente passou a noite acordada. A fumaça nos quartos e na casa todinha. Absurdo uma coisa dessas, muita maldade. É um crime queimar as plantas, fazendo todo mundo passar mal", disse a moradora.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário