sexta-feira, 5 de novembro de 2021

ONG procura peixe-boi que perdeu item do monitoramento no litoral cearense



A fêmea de peixe-boi batizada de Pintada, que era monitorada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), desapareceu no litoral cearense. Segundo a ONG, o animal perdeu o equipamento localizador que permite saber sua localização no dia 25 de outubro e, desde então, não foi mais visto.

Em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (4), a Aquasis divulgou uma foto no animal, alertando sobre o desaparecimento e pedindo ajuda para localizá-lo.

"Precisamos de ajuda para localizar a Pintada! A fêmea de peixe-boi mede 2,76 metros, possui um número 3 marcado na região acima da cabeça e está com um cinto de borracha preso à sua cauda. Em caso de encalhe, não devolva o animal para a água. Por favor, se avistar o peixe-boi, comunique imediatamente à equipe da Aquasis", diz um trecho da publicação.

"Pintada" foi resgatado em 2015 pela Aquasis, quando ainda era recém-nascida, ao encalhar em uma praia do Ceará. Durante o tratamento, que durou seis anos, ela passou pelo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos e ficou no cativeiro, onde foi preparada para ao retorno ao mar, realizado em julho desde ano, na Praia de Icapuí e seguia monitorada pela ONG.

Não é a primeira vez que a fêmea de peixe-boi perde o equipamento e é procurada. Ainda em julho, uma semana após ser solta no mar, a Aquasis emitiu um alerta para o caso de encontrarem a peixe-boi. Pescadores encontraram Pintada na Praia de Flecheiras, em Trairi, e liberaram ela novamente antes que a ONG fosse acionada.


Animal visto na Praia de Mundaú

Em agosto, no dia 31, Pintada voltou a ser vista após se desorientar e chegar a um rio de água doce. O animal foi achado por moradores da região do Rio Mundaú, em Trairi, litoral Oeste do Ceará. (Veja no vídeo acima o momento que o peixe-boi foi avistado)

Antes disso, no dia 1º de agosto ela foi vista novamente, em um rio de Itapipoca, no Ceará. Pintada chegou ao Rio Cruxati, a mais de 300 km do local onde originalmente foi solta pela primeira vez. Na ocasião a Aquasis informou que o animal não chegou a encalhar.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário