quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Pedidos do Bilhete Único crescem 61% em Fortaleza



Os pedidos do Bilhete Único, cartão usado para pagamento da passagem no transporte público, cresceram 61% em Fortaleza, de setembro de 2020 a setembro desde ano, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus).

Conforme a entidade, as solicitações do cartão na sede do Sindicato e nos postos de atendimento espalhados pela capital foram de 977 para 1.572 no período. Ao todo, de abril até setembro de 2021, 7.963 Bilhetes Únicos foram solicitados na cidade.

Também houve crescimento contínuo no aumento das solicitações na capital a partir de abril deste ano.

O crescimento das solicitações do cartão para o pagamento de passagens coincide com a retomada econômica no município e os aumentos seguidos dos preços dos combustíveis, que fizeram com que muitas pessoas optem pelo transporte coletivo para economizar nos deslocamentos pela cidade.,

Para transitar nos ônibus, micro-ônibus e topiques na capital cearense e na Região Metropolitana os passageiros podem fazer o pagamento da passagem em dinheiro ou por meio de crédito descontado do Bilhete Único e Vale Transporte Eletrônico.

Ambos os cartões podem ser recarregados com os valores das passagens. Atualmente, o Bilhete Único é o modelo de integração utilizado no transporte coletivo de Fortaleza e da Região Metropolitana. Com ele, é possível pegar quantos ônibus quiser, no período de duas horas, em qualquer sentido, pagando apenas uma passagem ou meia passagem, no caso dos estudantes.


Veja como adquirir o Bilhete Único e o Vale Transporte Eletrônico:


Bilhete Único

Conforme o Sindionibus, para adquirir o Bilhete Único, basta ir até um dos pontos de cadastro portando RG, CPF e comprovante de endereço (originais). O cadastro é gratuito e o recebimento é imediato.

Os postos de atendimento e os horários disponíveis para a emissão do Bilhete Único Urbano, Metropolitano e Cariri estão disponíveis no site Vale Transporte Eletrônico. Não é necessário fazer agendamento prévio, exceto nos postos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra e Shoppings Aldeota e Riomar Kennedy. Para esses pontos, o atendimento pode ser agendado pelo link.

As passagens do Bilhete Único podem ser compradas pelos usuários através do aplicativo Meu Ônibus, que possibilita a recarga totalmente online com pagamento pelos cartões de crédito e débito. A recarga também pode ser feita nos pontos físicos, disponíveis no site.


2ª Via

Em caso de perda ou roubo, a recomendação é que os usuários realizem o bloqueio do cartão por meio do Alô Sindiônibus (4005-0956), e solicitem a 2ª via na sede do Sindiônibus, localizada na Av. Borges de Melo, 60.

Em seguida, é só emitir o boleto com a taxa e após 24h do pagamento efetuado, o cliente pode buscar o seu novo cartão no Sindiônibus, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h45.


Vale Transporte Eletrônico

O Vale Transporte Eletrônico avulso pode ser adquirido por qualquer pessoa, sem necessidade de cadastro, pelo valor de R$ 4, e o usuário pode recarregar quantas passagens quiser.

O cartão está disponível para venda em todos os terminais de ônibus, shoppings e em diversos locais, os endereços podem ser consultados no site. Diferente do Bilhete Único, o Vale Transporte Eletrônico ele não faz integração.

O Vale Transporte Eletrônico avulso tem quatro versões: Urbano, Metropolitano, Maracanaú e Caucaia.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário