quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Projeto que está tramitando na AL do Ceará, pretende tornar obrigatório que as unidades de saúde comuniquem casos de maus-tratos a pessoas com deficiência

 


Um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará pretende tornar obrigatório que unidades de saúde no território cearense alertem autoridades sobre casos de suspeita de agressão contra pessoas com deficiência (PCD). O texto indica que as comunicações ao MP deverão conter nome completo da vítima atendida; identificação do acompanhante da vítima; e cópia detalhada do boletim médico.

De acordo com o texto, hospitais, clínicas e postos de saúde, que compõem a rede pública de saúde no Estado do Ceará, ficariam obrigados a comunicar ao Ministério Público, via ofício, sobre casos atendidos quando foram identificados quaisquer vestígios de maus-tratos contra PCDs.

O texto ainda acrescenta que situações de maus tratos têm ligação com a situação de poder entre a vítima e o agressor, o que fundamenta a extrema necessidade de identificar quem acompanhou a pessoa agredida, para esclarecimentos sobre os fatos. A matéria está tramitando na AL, onde deve passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de seguir em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário