terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza crescem mais de 1.000%

 


Os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza para pacientes com Covid-19 e gripe cresceram 59% e 1.078%, respectivamente, entre os meses de novembro e dezembro. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Em novembro, foram atendidas 415 pacientes com síndromes gripais e em dezembro esse número saltou para 4.890 atendimentos. Já para Covid-19, em novembro, essa quantidade era de 787 e em dezembro cresceu para 1.252.

Segundo a Sesa, esse aumento é consequência das novas variantes como por exemplo a da H3N2 da Influenza e Ômicron do coronavírus. Ainda de acordo com a Sesa apesar do crescimento por atendimento nas UPAs a maioria dos casos tem sido leves ou moderados e não provocaram o aumento das internações.

A massagista Natasha Moraes veio até a UPA do Bairro Edson Queiroz por conta de uma gripe por conta da lotação não conseguiu ser atendida após passar mais de duas horas na fila.

"Desde sexta-feira muita febre, tosse, coriza, dor de garganta e aqui não consegui ser atendida. Duas horas de espera", lamentou.

De acordo com especialistas da saúde a tendência é que os casos piorem nos próximos meses, já que algumas pessoas ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19 e gripe além do relaxamento das medidas sanitárias que acaba agravando as epidemias.

"Com o período da chuva aumenta essas infecções respiratórias. A pandemia não acabou e se nós quisermos acabar com ela, temos que impedir essa variante de se multiplicar. Não pode ter aglomeração, não pode ter proximidade, tem que usar a máscara e temos que tomar a vacina", afirmou a médica epidemiologista, Ligia Ker.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário