quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Procura pelas UPAs de Fortaleza já é maior que no pico da 2ª onda da Covid




O número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza em pacientes com síndromes gripais já é o dobro do registrado no pico da segunda onda da Covid, segundo afirmou nesta quarta-feira (12) a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, durante live da prefeitura sobre ações do município para assegurar o atendimento de pacientes com Covid-19 e outras síndromes gripais.

De acordo com Ana Estela Leite, os equipamentos hospitalares receberam mais 1,2 mil pessoas somente na segunda-feira (10).

“No dia 10 de janeiro, na última segunda-feira, os nossos postos atenderam o máximo, ultrapassou o máximo de atendimentos quando tivemos a segunda onda. Nós tivemos nas Upas no máximo na segunda onda 600 atendimentos por dia. Nós observamos agora mais de 1.200 atendimentos por dia. Uma demanda aumentada e muito grande. Embora felizmente a demanda de internação ela é bem inferior ao que aconteceu nas demais ondas”, afirmou.

Ana Estela exemplificou as dificuldades obtidas na primeira e segunda onda e falou do perigo da terceira onda na capital por contas das variantes.

“Na primeira onda, a dificuldade, inicialmente, foi adquirir EPIs, proteção para os profissionais de saúde e estruturação de leitos. Na segunda onda nós tivemos uma grande dificuldade que foram exatamente insumos do kit de intubação. E, agora, na terceira onda, ela vem acompanhada de uma cocirculação de outros vírus. Temos a Covid, vírus da gripe, rinovírus, vírus respiratório que está explodindo.

Por fim a secretária da SMS pediu paciência para a população e lembrou que o vírus atinge também profissionais de saúde que trabalham nas unidades.

"Há também o adoecimento dos profissionais. Agora você imagina 116 postos. Do primeiro até o dia 10 de janeiro. 600 profissionais se afastaram e na rede hospitalar dos nossos noves hospitais tirando o IJF foram 700 afastamentos além da equipe do administrativo", lembrou.


Ações para melhorar atendimentos contra Covid e gripes

A Prefeitura de Fortaleza divulgou nesta quarta-feira ações para assegurar o atendimento de pacientes com Covid-19 e outras síndromes gripais. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto através das redes sociais. Confira baixo as ações do município.

  • Mantido 12 postos de saúde sentinela: unidades são referência para atendimento de síndromes gripais. A ideia é ampliar a depender da demanda, declarou o prefeito

  • Testagem de Covid-19 em todos os postos de saúde e ampliando nas upas

  • Equipes 24h no aeroporto em parceria com estado para fazer testagem

  • Posto de saúde estão atendendo de 7h às 19h: com uso de oxímetro, teste rápido e RT-PCR.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário