segunda-feira, 11 de abril de 2022

Chuva alaga ruas e forma 'cachoeira' em posto de saúde em Fortaleza



A chuva forte na manhã desta segunda-feira (11) alagou ruas e formou uma "cachoeira" em um postou de saúde em Fortaleza. Há pontos de alagamento nos bairros Centro, Praia de Iracema, Benfica, Aldeota, entre outros.

Chove na capital cearense desde o dia 3 de março. São 40 dias consecutivos de precipitações, que já se aproximam do recorde registrado em 2003, quando choveu no município por 51 dias seguidos.

No cruzamento da Rua Tijipio com a Rua Itapipoca, na Praia de Iracema, a água da chuva cobriu as calçadas e a pista, formando um lago. O mesmo aconteceu na Rua Leandro Monteiro, no Benfica e na Rua Gonçalves Lêdo, na Aldeota.

Já no Centro, a chuva alagou o cruzamento na Rua Pedro Primeiro, esquina com a Rua Senador Pompeu, onde a água encobriu as calçadas dos comércios e dificultou o trânsito na região.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve 22,2 milímetros de chuva no intervalo de 19h de domingo (10) até as 7h de hoje. Também foram registradas precipitações de 15,2 milímetros no posto Castelão.


'Cachoeira' em posto de saúde

Por conta da precipitação de hoje, uma "cachoeira" de se formou no Posto de Saúde Anastácio Magalhães, na Rua Delmiro de Farias, no Bairro Rodolfo Teófilo. A cena, registrada pela moradora Andréia, mostra a água descendo pelo teto e ficando empossada na unidade, prejudicando pacientes e funcionários.

"As pessoas não conseguem transitar no posto, está tudo molhado, cheio de infiltração", afirma a moradora.

Em março, a capital cearense teve o maior volume para o mês desde que esse índice passou a ser registrado, 1973, ano de criação da Funceme. Conforme o balanço, o observado mensal foi de 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986.

Além do recorde, as chuvas da capital representaram ainda o maior acumulado entre os 184 municípios cearenses. Em seguida aparecem Granjeiro e Várzea Alegre, ambos no Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário