quinta-feira, 7 de abril de 2022

Em março, mais de 800 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros no Ceará


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de 858 animais em todo o estado apenas em março deste ano. Entre as espécies resgatadas pelos agentes estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, jacarés, entre outros animais silvestres. O balanço do terceiro mês é superior ao de 2021, quando a corporação resgatou 553 animais e de 2020, com 429 resgates.

De acordo com o CBMCE, os bombeiros socorreram ainda animais como bacurau, carcará, égua, garrote, gato do mato, gavião, gambá de orelha branca, guaxinim, jacaretinga, macaco-prego, sagui, tamanduá-mirim, além de vacas e bezerros, todos da fauna cearense.

Entre as espécies mais resgatadas, estão cobras da espécie jiboia, que fazem parte da família Boidae, o que inclui as maiores serpentes do mundo, seguido por felinos, iguanas, cães e cassacos.

Os animais silvestres são protegidos pela lei 9.605 de 1998, de Crimes Ambientais. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida pode levar a detenção de seis meses a um ano, e multa.


Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.


Como acionar os bombeiros

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem ser cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.


Por Yanne Vieira

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário