terça-feira, 5 de abril de 2022

Teste de Covid-19 gratuito em Fortaleza continua no Centro e no Aeroporto Pinto Martins



Os postos de testagem gratuita da Covid-19 continuam funcionando, mas apenas no Centro e no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Secretaria da Saúde (Sesa) justifica medida reforçando que, nos primeiros dias de abril de 2022, o cenário epidemiológico da covid-19 aponta que o Ceará passa pelo momento de maior controle dos indicadores, com transmissão e casos confirmados da doença em baixos níveis.

“A vigilância epidemiológica realizada pela Sesa segue com o dever de acompanhar indicadores, gerar dados, monitorar os cenários estadual, nacional e internacional, além de rastrear pacientes que eventualmente sejam infectados pelo coronavírus. Para isso, é essencial que haja testagem de pessoas com sintomas gripais”, comenta Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da pasta.

A estrutura mantida no Centro da Capital fica localizada no Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, e atende às demandas espontâneas por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Há distribuição de senhas pela manhã e pela tarde, com capacidade de receber até 300 pessoas por dia.

Já no aeroporto, o Centro de Testagem para o Viajante é direcionado a passageiros em desembarque, com objetivo de manter uma barreira sanitária na principal porta de entrada de pessoas oriundas de outros estados ou países, reforçando a detecção de ameaças, como novas variantes.

Em ambos os CTs, os exames realizados são o de RT-PCR, com coleta por swab nasal (haste flexível nas narinas). Os resultados das testagens podem ser acompanhados pelos pacientes pela plataforma Saúde Digital, e ficam disponíveis para consultas entre 24 e 72 horas após a coleta da amostra.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário