quarta-feira, 22 de junho de 2022

4,9 mil pessoas foram flagradas dirigindo sem habilitação em 2021 em Fortaleza



Em 2021, 4.945 pessoas foram flagradas dirigindo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação em Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

De acordo com a AMC, a infração é de natureza gravíssima, com multa multiplicada por três totalizando R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

O gerente de operação e fiscalização da AMC, Disraelli Brasil, ressalta que pessoas não habilitadas são um perigo para a segurança viária, uma vez que, sem preparo específico, aumentam as chances de ocorrência de sinistros com maior severidade e consequentemente mortes.

"Essa pessoa proporciona risco para as seguranças viárias. Elas não estão preparadas e podem cometer infrações por desconhecer a legislação. Vale sim destacar que essa pessoa precisa ter consciência de que antes de adquirir o seu veículo ir retirar sua carteira de habilitação. Que procure um centro de formação de condutores e depois de preparados devem estar no trânsito", destaca.

Disraelli Brasil reforça que se a multa foi por não portar a carteira de habilitação, aí é apenas uma multa leve, três pontos na carteira de motorista e o valor é de R$88,38. Para esta multa leve é possível pedir a conversão em advertência.

Disraelli Brasil afirmou que adolescentes em motos lideram o número de condutores sem a carteira de habilitação principalmente na periferia da capital.

"São mais das variadas formas. Nos bairros da periferia nós percebemos que existem muitos adolescentes sem a carteira. Conduzindo principalmente motocicletas. Muitos vão deixar as crianças nas escolas e sem capacete. Quando abordamos eles os mesmos dizem que não possuem habilitação. Existem também ali no Centro da cidade e nas feiras nas blitzes que percebemos que as pessoas acabam adquirindo primeiro seu carro e depois que vão se preocupar em tirar a carteira".


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário