segunda-feira, 6 de junho de 2022

Açude Castanhão tem melhor volume hídrico dos últimos sete anos



O Açude Castanhão, maior reservatório do país, está com seu melhor volume hídrico dos últimos sete anos. Desde 13 de fevereiro de 2015 ele não ultrapassava a marca dos 23%. Atualmente, o açude está com 23,79%. O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.

Neste primeiro trimestre de 2022, o reservatório aportou quase 600 milhões de metros³. Esta foi a maior recarga dentre os 155 açudes cearenses em 2022, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh).

O pior momento do Açude Castanhão foi em 22 de fevereiro de 2018 quando estava com volume morto. Seu volume na época estava apenas 2,08%.

O volume morto – também chamado de reserva técnica – é a água que fica abaixo do nível de captação dos reservatórios, que não foi programada para ser usada no dia a dia e funciona como “poupança” em caso de emergência. Não existe uma separação física entre a água do volume morto e a água do volume útil. É a mesma água, apenas em um nível mais profundo.

Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada no município de Alto Santo e constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário