sexta-feira, 3 de junho de 2022

Entenda por que está chovendo tanto em Fortaleza e no Ceará

 


A quadra chuvosa no Ceará terminou nesta terça-feira (31), mas as chuvas devem continuar em território cearense por mais algum tempo. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), instabilidades meteorológicas devem provocar chuvas acima da média no estado nos próximos 14 dias.

O Ceará teve, neste ano, a terceira maior quadra chuvosa da última década. O período, que compreende os meses de fevereiro a maio, teve acumulado médio de 621,3 milímetros (mm), um aumento de 3,4% se comparado à média histórica, de 600,7 mm, segundo a base de dados da instituição. Os maiores volumes dos últimos 10 anos foram contabilizados em 2020 (727,4 mm) e 2019 (671,9 mm), com 21,1% e 11,9% acima da média histórica, respectivamente.


O que explica a chuva de pós-estação desde o dia 1º:

  • No momento, o Ceará tem chuvas provocadas por instabilidades meteorológicas não relacionadas à ZCIT;
  • As instabilidades podem provocar chuvas em todas as regiões do estado por pelo menos os próximos três dias.
  • Há tendência de chuvas acima da média em todas as regiões do estado nas próximas duas semanas.


No entanto, de acordo com a plataforma do órgão, este mês já tem acumulado médio de 23,7 mm. Em 2020, o observado para o mês foi de 30,4 mm; em 2019, de 27,6 mm. O normal para junho, na série histórica, é de 37,5 mm.

Conforme o meteorologista Lucas Fumagalli, da Funceme, as chuvas registradas no Ceará neste ano foram, em maioria, motivadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O sistema meteorológico é o principal a causar chuvas na quadra chuvosa do Ceará e proporcionou volumes acima da média em março, abril e maio deste ano.

"Como a ZCIT esteve localizada muito próxima do estado do Ceará durante a quadra, foi responsável por organizar as áreas de instabilidade que causaram as chuvas. Durante a quadra, foi ela, sem dúvidas, que causou grande parte dessa chuva", afirmou.


Por Marcelo Monteiro, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário