quarta-feira, 22 de junho de 2022

Tartaruga-verde de quase 150 kg encalhada no litoral do Ceará morre após resgate



Uma tartaruga-verde de quase 150 quilos morreu na manhã desta terça-feira (21) horas após ser resgatada por um projeto ambiental do Rio Grande do Norte. Ele esteve encalhada na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Ceará, e apresentava ferimentos na cabeça.

O animal foi localizado na tarde desta segunda-feira (20), na faixa de areia, pela italiana Susy Saninno, que mora há 15 anos na região. Segundo Susy, essa não é a primeira vez que aparecem tartarugas no local, mas na maioria dos casos que ela presenciou os animais já estavam mortos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou o local. A tartaruga foi recolhida pelos agentes, com a ajuda de populares e ambientalistas do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Conforme o Projeto Cetáceos, o animal é uma tartaruga-verde fêmea, de 148,4 quilos, que apresentava traumatismo craniano, "causado possivelmente" por ação humana.

"A tartaruga foi medicada com objetivo de diminuir a dor e a inflamação da lesão. Infelizmente, na manhã do dia 21 de junho o animal veio a óbito, sendo levado para a realização do exame de necropsia", disse o Projeto.

O PCCB atua principalmente no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário