quarta-feira, 22 de junho de 2022

Início do inverno diminui meio grau na temperatura de Fortaleza em junho



O inverno chegou no hemisfério Sul, mas a estação mais fria do ano não impacta expressivamente os termômetros do Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Fortaleza, por exemplo, tem uma queda de meio grau nas temperaturas.

O início do inverno começou nesta terça-feira (21), às 6 horas e 13 minutos de hoje, a partir do evento astronômico conhecido como solstício de inverno. O evento marca o início da estação mais fria do ano na parte sul do planeta.

“Aqui no Nordeste, aqui no Ceará, isso varia muito pouco. Temperatura máxima, por exemplo, em Fortaleza, no período mais quente ultrapassa os 31º. Agora em junho e julho, de acordo com a climatologia, caiu um pouquinho, meio grau. Por isso, a gente nem percebe tanto”, explicou a meteorologista Meiry Sakamoto.

“Aqui no Ceará, o inverno é nosso período de chuvas. Esse inverno que estou me referindo é o período que os dias são mais curtos, as noites mais longas e a temperatura mais baixa. Isso, é claro, é mais marcante para quem mora na região Sul e Sudeste do Brasil”, reforçou a meteorologista.

Contudo, o período apresenta relação com as chuvas no estado. “O que a gente percebe mais é em relação às chuvas. Junho e julho são conhecidos como pós- estação chuvosa. Passado o período principal das chuvas continua chovendo alguma coisa, mas nem tanto”, comentou Sakamoto.

O cenário inclusive tornou junho de 2022 o mais chuvoso desde 2013. "A gente já começa a perceber nessa época do ano o aumento da velocidade dos ventos. O fortalezense e o cearense de um modo geral já sabem, começam os ventos, reduzem as chuvas e esses ventos vão adquirir o máximo de velocidade principalmente no mês de agosto", destacou a meteorologista da Funceme.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário