quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Homem que matou companheira em Fortaleza no Dia Internacional da Mulher é condenado a 13 anos de prisão

 


Um homem acusado de matar a companheira a pauladas no Dia Internacional da Mulher em 2020 foi condenado a 13 anos de prisão nesta quarta-feira (4), em Fortaleza. Adriana Jardim de Araújo, de 48 anos, estava na casa em que morava com o condenado quando foi atacada por ele.

Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), os jurados concordaram que Francisco José Lourenço Batista, 44 anos, foi o autor do crime, cometido com uso de meio cruel (múltiplos golpes com pedaço de madeira em diversas regiões do corpo) e em contexto de violência doméstica contra a mulher.

Durante o julgamento, o júri também rejeitou as alegações de legítima defesa e de domínio de violenta emoção (tendo como motivação a provocação da vítima).

Francisco José deve responder em regime inicialmente fechado e só poderá pedir a progressão ao regime semiaberto após o cumprimento de 50% da pena, já que as leis do Pacote Anticrime estavam em vigor quando o crime ocorreu. Ele também não terá direito a recorrer em liberdade.

"O MPCE lamenta que esse bárbaro crime tenha acontecido e se solidariza com a família da senhora Adriana Jardim de Araújo por sua irreparável perda. A justa punição do assassino certamente não diminui a saudade, mas deixa de acrescentar o amargo gosto da injustiça ao sofrimento da família", disse o promotor de Justiça André Clark Nunes Cavalcante.


Feminicídio

O feminicídio aconteceu na casa onde Adriana Jardim de Araújo residia com Francisco José, no Bairro Parque São José, em Fortaleza.

Policiais do 21° Batalhão da Polícia Militar relataram à época que a dona de casa foi atingida por pauladas em todo o corpo.

Durante o crime, os moradores da região ouviram gritos e foram até a residência, mas quando chegaram ao local a vítima já foi encontrada morta no sofá. Ela deixou três filhos, de outro relacionamento.

Amigos e vizinhos relataram que no dia do ocorrido, uma hora antes do crime, Adriana havia sido vista saindo tranquilamente da casa da mãe, que mora em uma rua próxima, levando nas mãos o jantar do companheiro.

Após o crime, Francisco José tentou fugir, mas foi capturado pela PM e encaminhado a Casa da Mulher Brasileira Reincidência.

Conforme relato de uma amiga da vítima a época, o suspeito já tinha tentando matar a companheira em outra oportunidade.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário