quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de encoleiramento de cães contra calazar em seis bairros



A prefeitura de Fortaleza realiza até a próxima sexta-feira (14) um mutirão de encoleiramento de cães para o controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como calazar. Agentes de endemias vão estar nos bairros Barra do Ceará, Bom Sucesso, Siqueira, Granja Portugal, Prefeito José Walter e Barroso.

Durante o mutirão, que vai ocorrer no turno da manhã, os agentes vão fazer visitas domiciliares, cadastrando os animais e colocando as coleiras impregnadas com deltametrina a 4%, que tem ação repelente contra o flebotomíneo, também conhecido como “mosquito-palha”, “cangalhinha” e “birigui”, responsável pela transmissão da doença.

Espera-se que ocorra o encoleiramento de aproximadamente 27 mil cães domiciliados nas áreas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que essa coleira é de uso exclusivo em cães a partir de 3 meses de idade e não pode ser utilizada em outras espécies. Por se tratar de um insumo com liberação ativa de inseticida, é recomendada a troca da coleira a cada 6 meses.


Programa de encoleiramento

O Programa teve início em agosto de 2021 e terá a duração de 4 anos, divididos em 8 ciclos, com a duração de um semestre. A cada ciclo, os animais participantes receberão uma coleira nova.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário