quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Testes para Covid-19 estão em falta nas farmácias de Fortaleza, diz sindicato



As farmácias de Fortaleza já sofrem com a falta de testes para detecção da Covid-19 devido à alta procura pelos exames laboratoriais para o diagnóstico da doença. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12) pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos Estado Ceará (Sincofarma), Antônio Félix.

"De fato as distribuidoras não suportando a demanda de solicitações, em razão grande parte das farmácias não estão conseguindo a reposição suficiente e necessária para atender a demanda", revelou Félix.

Por meio de uma nota técnica, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou para a ameaça de desabastecimento de insumos para teste de Covid-19.

De acordo com a Abramed, a alta transmissibilidade da nova variante Ômicron causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de testes, tanto de PCR como de antígeno, e se os estoques não forem recompostos rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames.

"Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil", explicou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário