terça-feira, 15 de junho de 2021

Icó: Cães são esfaqueados no sítio Bertioga.

 


Mais um crime de violência contra os animais é registrado em nossa região, desta vez no sítio Bertioga, município de Icó.

 De acordo com moradores da comunidade, nos últimos 15 dias, cerca de três cães foram vítimas de golpes de faca. Em uma das agressões um cão teria recebido uma facada na perna, ao perceber a agressão o seu tutor o levou a uma clínica veterinária, e devido a gravidade do ferimento o membro teve de ser amputado.

A última agressão registrada, foi no último sábado (12/06), onde dois cães foram atacados a golpes de faca, os animais foram medicados e passam bem. Os moradores assustados, ainda não sabem dizer de quem é a autoria desses ataques no sítio Bertioga. Qualquer informação liguei para a polícia militar 190, o sigilo e anonimato é garantido.

 Nova lei de maus tratos:

 Em 29/09/2020 foi sancionada a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

A lei sancionada nesta terça-feira (29) também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais. 

Josemberg Vieira com informações do radialista Richard Lopes (Icó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário