quarta-feira, 16 de junho de 2021

Vacinas da Janssen vão ser destinadas à imunização de 24% do grupo da população geral, diz Secretaria da Saúde do Ceará



As 120.200 doses da vacina da Janssen, que devem chegar ao estado do Ceará nos próximos dias, serão destinadas aos 184 municípios para 24% do público em geral, de acordo com uma nota técnica da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O imunizante vai ser destinado a pessoas com idades entre 30 e 44 anos cadastradas na plataforma Saúde Digital.

A nota prevê a chegada das vacinas no Ceará entre os dias 16 e 18 de junho, mas, nesta tarde, a secretaria informou que depende das datas a serem indicadas pelo Ministério da Saúde. Antes, as vacinas tinha validade até 27 de junho, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade do imunizante de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8°C.

"A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration - US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021", justificou a Anvisa.


Distribuição

A Sesa vai começar a distribuição das doses aos 184 municípios logo que elas chegarem. A Pasta faz recomendações específicas para a aplicação das vacinas para evitar perdas, já que o prazo de vencimento está próximo.


As recomendações para os municípios englobam a priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;

  • A priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;

  • A utilização das doses em usuários cadastrados na plataforma Saúde Digital;

  • E a observância da faixa etária de 30 a 44 anos, em ordem decrescente.

Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário