quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Aparecimento de manchas de óleo em praias do Ceará pode estar ligado a tsunami ocorrido em Tonga, na Oceania, cogita pesquisadora



As manchas de óleo que já apareceram em, pelo menos, 12 pontos do litoral cearense na última semana podem estar ligadas ao tsunami ocorrido em Tonga, pequeno país do Oceano Pacífico, após a erupção de um vulcão marinho no último dia 15 de janeiro. Foi o que cogitou a pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ana Lúcia Eufrásio, durante uma reunião do Grupo de Articulação Interinstitucional, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para discutir sobre o problema. Veja o material encontrado em Canoa Quebrada, praia de Aracati, no vídeo acima.

"Pode ser do derramamento do óleo, que estava aprisionado em algum local, mas pode ter sido revolvido por um tsunami na ilha de Tonga. Ele alterou o nível dos oceanos aqui no Brasil. Isso 17 horas depois de ter ocorrido esse tsunami lá", disse a pesquisadora. Tonga localiza-se na Oceania.

As manchas nas praias cearenses começaram a aparecer no dia 25 de janeiro, dez dias depois da erupção vulcânica em Tonga que gerou a tsunami. Uma inspeção técnica feita por especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), deve levar até um mês para descobrir a real origem do óleo.

Há, inclusive, outras hipóteses cogitadas. Uma delas aponta que as manchas encontradas nos últimos dias são da mesma origem das que atingiram diversas praias do Nordeste em 2019, causadas por um navio petroleiro grego.


Peru isola praias

As fortes ondas originadas da erupção vulcânica em Tonga tiveram uma consequência grave no Peru. Três praias do país sul-americano foram isoladas pelo governo após um grande vazamento de óleo, conforme anunciou o Ministério do Meio Ambiente do país no dia 17 de janeiro.

"Há um dano grave à biodiversidade, que, inclusive, pode incidir na saúde humana, e ordenou-se que essa área seja isolada para todo tipo de atividade", informou o ministro Rubén Ramírez.

"Estamos preocupados, porque já são três praias prejudicadas, chegando, aproximadamente, a três quilômetros de contaminação", disse Ramírez após verificar os danos ambientais

Não há ainda confirmação sobre qualquer relação entre o vazamento ocorrido no Peru e as manchas de óleo que apareceram na costa do Ceará.

A origem do óleo foi a Refinaria La Pampilla, da espanhola Repsol, que informou no dia 16 de janeiro sobre um "vazamento limitado" de petróleo no mar durante o processo de descarga de um petroleiro. O acidente foi atribuído ao fenômeno em Tonga.


No litoral cearense, as manchas de óleo foram vistas primeiro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, mas posteriormente também foram encontradas nas seguintes praias:

  • Do Futuro, Sabiaguaba e Abreulândia, em Fortaleza
  • Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati;
  • Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz;
  • Canto da Barra, em Fortim;
  • Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário