terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Manchas de óleo atingem todas as praias de Aracati a Fortaleza; vestígios já foram encontrados também no litoral oeste, diz pesquisador




As manchas de óleo que começaram a aparecer na semana passada na praia de Canoa Quebrada, em Aracati avançaram por quase todo o litoral leste do Ceará e já há relatos em cidades do litoral oeste. O balanço foi feito em uma reunião comandada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a Marinha do Brasil, Ibama, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), universidades e órgãos que atuam na crise ambiental cearense.

Órgãos oficiais ainda não sabem o que teria provocado as manchas atuais, mas já investigam o que é o material e o que provocou a sua chegada à costa cearense. O resultado de uma investigação técnica deve ser concluído num prazo de até um mês.

Segundo a Marinha, não há indicação da presença de manchas de óleo nas praias cearenses desde domingo (30).

Até o fim de semana, pelo menos 12 praias haviam sido atingidas pelos vestígios de óleo. Contudo, o Ibama informou, durante a reunião, que o monitoramento encontrou os materiais em todas as praias do litoral leste, desde a Praia do Futuro, em Fortaleza, até a última de Aracati, chamada Praia da Fontainha. A informação foi dada pelo analista ambiental do órgão Rafael Moraes.

Segundo ele, o monitoramento foi realizado entre quinta-feira (27) e sábado (29), quando foi observada a maior presença de vestígios de óleo. "Por vezes, turistas e frequentadores nem notavam que tinham óleo na praia", disse.

Conforme o analista ambiental, as maiores quantidades de material oleoso foram observadas nas praias de Quixaba, em Aracati; Parajuru, em Beberibe; além de Prainha e Porto das Dunas, em Aquiraz, município vizinho a Fortaleza. A única cidade do litoral leste sem apresentar confirmações de presença de óleo é a cidade de Icapuí, último município cearense antes da fronteira com Rio Grande do Norte.


Veja quais cidades registraram óleo nas praias durante o fim de semana:

  • Fortaleza
  • Aquiraz
  • Cascavel
  • Beberibe
  • Fortim
  • Aracati


Por Cadu Freitas, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário